Quanto da sua saúde mental está comprometida por causa do ambiente tóxico que trabalha? Já parou para pensar que a raiz do problema está no sistema da empresa?

27/02/2023

Quanto da sua saúde mental está comprometida por causa do ambiente tóxico que trabalha? Já parou para pensar nisso? Você vai trabalhar e volta pior, desgaste emocional, se sentindo humilhada e às vezes com o sentimento de que é inútil.

Na coluna profissões, queremos destacar a importância de um líder. A falta dela, é o mesmo que manter na equipe uma laranja podre, nesse caso um chefe. Por que, líderes inspiram pessoas, faz do ambiente de trabalho, um lugar harmonioso e humanizado.

A raiz de todos os problemas de saúde mental, ambiente tóxico, começa no sistema da empresa. Onde o responsável por avaliar, observar, testar colaboradores, ver se o mesmo quer estar no cargo de liderança, antes de colocá-lo na posição de líder, não faz, promovendo qualquer um para tapar o buraco. Equipes podem se desfazer quando tem "chefes" com títulos de líderes. A empresa perde muito, toda vez que precisa reconstruir novamente a equipe. 

Quando você forma uma equipe excelente você tem tudo, como dizia Henry Ford "Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios". Ele enfatiza também, "Não encontre um defeito, encontre uma solução", e culpar o "chef", sem dar orientação adequada, transformar ele de fato em líder, e, sem elevar o nível da equipe em conhecimento, trazer ações mais humanas, valorizá-lo, não vai resolver o problema, vai apenas tapar o sol com a peneira. 

Mostrando uma realidade oposta ao que se prega, e, acaba que pessoas com problemas de saúde mental têm cada vez menos espaço no mundo corporativo. Não aceitam erros, não tem segundas chances, exigem um profissional robô, ter insegurança é algo negativo dentro do meio corporativo, mas, estamos falando de pessoas, o saber ouvir é necessário, procurar soluções deve ser mais natural e não uma obrigação. 

Para entender o que seus colaboradores necessitam e o que os motivam, gestores podem usar as técnicas de neuro liderança, pois seu objetivo é melhorar a eficácia da liderança com base em uma compreensão completa de como o cérebro humano funciona. Por isso, aborda os cérebros dos líderes, mas também dos trabalhadores e até dos consumidores.

É inegável , o fato de que mulheres constantemente estão se mostrando grandes líderes, mesmo trilhando em espaços estreitos. Mesmo encontrando preconceitos pelo caminho. Elas estão se destacando cada vez mais. Uma delas é Camila Farani.

Camila Farani ,

é uma líder que inspira pessoas de forma direta e indiretamente. Investidor(a) carioca que acredita que o empreendedorismo muda a realidade das pessoas. Seu grande objetivo de vida é ajudar pessoas e empresas a expandir sua capacidade e visão empreendedora. Hoje ela é investidor(a) na versão brasileira do maior reality de empreendedorismo do mundo, o Shark Tank do Canal Sony, e presidente da G2 Capital, uma boutique de investimento em startups e TOP VOICE no LinkedIn. Com 21 anos propôs a sua mãe um aumento em 30% das vendas em um mês na cafeteria da sua família em troca de uma pequena participação na empresa… Conseguiu 28%, com o Iced Coffee, não atingiu a meta, mas uma coisa ela ressalta, ter atitude mudou sua vida. Um dos seus maiores aprendizados foi, o caminho mais curto entre dois pontos se chama execução. E foi assim que sempre encarou sua vida: com ATITUDE. Camila é a única mulher bicampeã como "Melhor Investidor Anjo" do Brasil, além de ser por 2 anos consecutivos nomeada pela LAVCA como TOP WOMEN INVESTING IN LATIN AMERICAN TECH. Colunista da Forbes, Estadão e MIT Technology Review.