Na segunda-feira (3), a cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, tornou-se o epicentro da cultura raiz pernambucana com a realização do Encontro dos Maracatus Rurais. O evento, que se estendeu até a madrugada da quarta-feira de Cinzas (5), celebrou durante três dias a beleza, a história e a ancestralidade de uma das cidades...
Gana e Brasil: Conheça semelhanças na cultura empreendedora entre os dois países
Liderança feminina, cosméticos naturais, produção de cacau e resgate à ancestralidade conectam as duas nações
Brasil e Gana compartilham semelhanças culturais e tradições que remontam ao período da diáspora africana e também se refletem no empreendedorismo de ambos os países. Símbolos ancestrais que se refletem na moda, uso de cosméticos naturais e o empreendedorismo feminino aproximam as duas nações. No último final de semana, diversos produtos e empreendedores de Gana estiveram presente na Expo Africa Brasil, realizando pontes culturais e comerciais com os brasileiros. A presença de Gana aconteceu através do Projeto Experience Ghana Live, idealizado por Luiz Delaja, com apoio da Embaixada de Gana.
Liderança feminina e cosméticos naturais
Em ambos os países as mulheres desempenham um papel fundamental no empreendedorismo. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 48% dos empreendedores no Brasil são mulheres, enquanto em Gana a taxa de mulheres empreendedoras chega a 46%, uma das mais altas entre os países africanos.
Em Gana, a alta concentração de negócios liderados por mulheres acontece principalmente nos setores de cosméticos e beleza, além de moda, alimentação e comércio em geral. A manteiga de karité é conhecida como "ouro feminino" na África porque é uma valiosa fonte de renda para as mulheres em Gana. O processo de produção é realizado de forma artesanal por comunidades femininas, garantindo além do sustento de suas famílias a tradição da produção. A fabricação e distribuição dos cosméticos a partir desse extrato segue em empresas lideradas por mulheres ganesas. No Brasil, a manteiga de karité também é muito usada como matéria-prima na indústria de cosméticos e cuidados pessoais, devido às suas propriedades hidratantes, antioxidantes e emolientes.
Segundo a Presidente da Câmara de Comércio de Gana, Edinam Adjei-Sika, a liderança feminina é um grande avanço, porém ainda existem muitos desafios de gênero. Ela destaca que Gana e Brasil compartilham um forte espírito empreendedor e enfrentam desafios econômicos semelhantes."Para fortalecer essa relação, poderíamos nos concentrar em iniciativas como acordos comerciais bilaterais, promovendo a troca cultural, transferência de tecnologia e turismo, podemos estabelecer conexões mais profundas entre as duas nações"
Simbologia africana crescente na moda brasileira
Na moda, o tecido kente, de origem do império Ashanti e os adinkras, símbolos tradicionais da cultura de Gana que transmitem mensagens e valores culturais, tem ganhado destaque em peças que vão do vestuário a acessórios. Estes elementos são incorporados em peças modernas, criando uma fusão única entre o tradicional e o contemporâneo, cada vez mais procurados por um público afro-brasileiro que deseja mostrar sua ancestralidade.
O kente é um tradicional tecido da realeza africana, conhecido por suas cores, simbolismo e história. A origem do kente é artesanal, trançado a partir de tiras estreitas ou largas, com padrões multicoloridos e formatos geométricos. Com a globalização e tecnologia, o kente se popularizou e hoje pode ser encontrado também em diversos modelos estampados. Os adinkras são símbolos tradicionais da cultura Akan, de Gana, que transmitem mensagens e valores culturais, refletindo conceitos como sabedoria, coragem e unidade.
Idealizador do Experience Ghana Live, Luiz DeLaja é um estilista brasileiro e filho de pai nigeriano, estudou moda em Gana e sempre misturou o tradicional africano com toques contemporâneos e modernos. "O kente e os símbolos adinkras ganharam o mundo da moda e estão presentes desde a alta costura até o universo pop. O público brasileiro tem incorporado estes elementos, mas muitos não entendem as raízes culturais e este também é nosso papel com o Experience Ghana Live", explica Delaja.
Durante o Expo Africa Brasil foram apresentadas duas coleções em um desfile de moda com peças de Luiz Delaja e de Samson Kreation, que estrearam este ano no Amarê Fashion. Os modelos também incluíram versões das tradicionais pulseiras e colares de ouro dos reis Ashanti, produzidos em formato dos símbolos adinkras.
Brasil e Gana se destacam na produção global de Cacau
Como pontos em comum, Gana e Brasil também são grandes produtores de cacau e desempenham um papel fundamental no mercado global de chocolates. Gana é o segundo maior produtor de cacau do mundo, reconhecido pela alta qualidade de seus grãos e valorizado pelas indústrias de chocolate finos. Já o Brasil, é o sexto maior produtor de cacau do mundo e o primeiro da América Latina. Ambos os países também enfrentam desafios comuns, como a necessidade de efetivar práticas sustentáveis para o meio ambiente e melhorar as condições de trabalho para os pequenos agricultores.
Acompanhe em: @experinceghanalive2.0
Assessoria de Imprensa
Gisele Santana (11) 99561-5035 | (71) 98872-5492
E-mail: contato@gicomunica.com -@gisantana.assessoria
Liderança feminina, cosméticos naturais, produção de cacau e resgate à ancestralidade conectam as duas nações
Escola Àbámodá lança primeiras produções artesanais e celebra a Moda Afroindígena na Flica 2024
Escola Livre e Gratuita de Moda, Arte e Cultura da Bahia apresenta peças produzidas por alunas de Cachoeira e do Quilombo Engenho da Ponte
A experiência gastronômica acontece no dia 12 de setembro em Camaçari