Nos vídeos, Lorena oferece resumos das narrativas e compartilha suas percepções sobre cada obra literária, estabelecendo conexões entre as histórias e espaços culturais em Salvador e Lauro de Freitas. Além das resenhas, a autora também promove contações de histórias e realiza transmissões ao vivo de sprints de leitura, eventos online que envolvem leituras conjuntas com pausas para interação e discussões via chat ao vivo. Essas transmissões ocorrem semanalmente, e a escolha da obra é feita no início da live, por meio de votação do público.
Como defensora da escrita criativa, Lorena enfatiza a importância de difundir e estimular o interesse pela literatura contemporânea baiana entre os jovens, visando à formação de novos escritores e leitores. Ela destaca que esse movimento proporciona aos jovens uma diversidade de repertório relacionada à cultura afro-brasileira, baiana e indígena, fortalecendo, assim, a produção literária no estado.
O projeto também busca facilitar o acesso de jovens baianos às obras literárias. Para isso, serão compartilhados os links das resenhas em grupos educativos e instituições de promoção da leitura. Além disso, serão doados 10 exemplares de cada livro resenhado, totalizando 60 livros, para escolas e bibliotecas públicas e comunitárias do estado. A seleção das instituições beneficiadas ocorrerá por meio de uma chamada pública em novembro.
Este projeto foi selecionado pelo edital Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência na Bahia e conta com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).
Para acompanhar o projeto "Lendo a Bahia: Contemporaneidade Negra e Indígena na Literatura Jovem", fique atento à programação que ocorre entre outubro e novembro de 2023. Todas as atividades são realizadas online, são gratuitas e contam com tradução em LIBRAS.
Você pode acompanhar as ações nas redes sociais @passosentrelinhas, no canal do projeto no YouTube (/@passosentrelinhas), e também no site oficial: www.eulorenaribeiro.com.